A Fundação


 

A Loja Luz do Oriente foi fundada no dia 9 de maio de 1977, sendo que estiveram presentes os seguintes IIr\:

RELAÇÃO DOS FUNDADORES

  • Agustin Martin Buosi
  • António Caparroz Guevara
  • Cláudio Musumeci (Hospitaleiro)
  • Dalmo Campoi (Chanceler)
  • João Caparroz Ruiz (Venerável Mestre)
  • Joaquim Cambaúva Rebello
  • José Gonçalves Sobrinho (Mestre de Cerimônias)
  • Lívio Xella
  • Mário Del Rey (Secretário)
  • Mário Frito (2º Vigilante)
  • Maurício Hoffman (2º Diacono)
  • Naur Ferraz de Mattos (Tesoureiro)
  • Oscar Ferreira de Paiva Filho (1º Vigilante)
  • Raimundo da Cunha Leite (1º Diacono)
  • René Crepaldi (Orador)
  • Thomaz Idineu Galera (Secretário-adjunto)
  • Vagner Abadio Marins

O nome da Loja escolhido pelos irmãos presentes na reunião de fundação foi Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente, com sede na cidade de São Caetano do Sul e o Rito escolhido foi o  Escocês Antigo e Aceito. O timbre foi desenhado pelo irmão Mário Del Rey.

A regularização da Loja aconteceu em 22 de outubro de 1977, no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade de São Bernardo.

As primeiras iniciações foram realizadas no mesmo Templo em 9 de dezembro de 1977, tendo sido iniciados nesta data, Leopoldo Francisco Inglez e Luíz Cartos Piacitelli e, na sequencia,  Edélcio Leme de Almeida  e Marco Antonio Sellani em 12 de maio de 1978.

O Ir\Marco Antonio Sellani faz parte do quadro de obreiros da Loja até a presente data. 

 

A Construção do Templo


A princípio, os irmãos reuniam-se provisoriamente numa residência localizada na Avenida Dr. Augusto de Toledo. Depois, passaram a utilizar o Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica 28 de Julho n° 133, situado na Avenida Presidente Kennedy, n° 2.715, em São Caetano do Sul.

Os irmãos fundadores contataram então o Prefeito Municipal de São Caetano do Sul, Raimundo da Cunha Leite, a fim de conseguir um terreno para a construção de uma sede, tendo sido cedido  em “Comodato” por 20 anos, o terreno situado à Avenida Tiete, 299, local da Loja até hoje. O Comodato foi aprovado pela Câmara dos Vereadores em 21 de junho de 1979.

Posteriormente, em 17 de dezembro de 1992, na gestão do Prefeito Luiz Olinto Tortorello, o referido Comodato foi prorrogado pela Câmara dos Vereadores por mais 99 anos. 

A Pedra Fundamental da obra foi lançada no dia 23 de setembro de 1979, com a presença de várias autoridades maçônicas e a obra iniciou-se em seguida utilizando recursos financeiros dos próprios irmãos do quadro de obreiros da Loja. Inúmeros eventos e festas foram realizadas pelas cunhadas  para angariar fundos em prol da  construção do Templo e várias administrações tiveram importante participação no processo. 

Em 1983, durante a gestão do Venerável Mestre Oscar Ferreira de Paiva Filho, assim que o pavimento inferior, onde hoje está localizado o salão de festas, ficou pronto rusticamente, começou-se a fazer reuniões no local.

O espaço era ainda precário, pois não havia as acomodações adequadas e nem mesmo a ornamentação necessária para as sessões maçônicas.

Por esse motivo, as reuniões de iniciação, elevação e exaltação continuaram sendo realizadas no Templo da Loja Maçônica 28 de Julho n°133. 

Em 1985, houve a conclusão das obras do Templo e para a decoração alegórica, o então Venerável Mestre Octávio de Lima Filho, foi buscar em São Bernardo do Campo, o irmão Armando Gasparotto, que orientou e acompanhou as obras de ornamentação do Templo. Finalmente, em junho de 1987, a obra foi concluída.

A inauguração do Templo aconteceu na primeira reunião da gestão do Venerável Mestre Adolfo de Sousa Leão, em julho do mesmo ano.

A colocação do carpete e das poltronas esteve a cargo da administração do Venerável Mestre Flávio Senise Sorbo, tornando  assim o Templo definitivamente concluído. 

O Templo foi sagrado no dia 23 de abril de 1992, na administração do Venerável Mestre Marcos Antônio Cardoso, com a presença do Grão-Mestre Rubens Barbosa de Mattos e de sua comitiva, composta de importantes autoridades maçônicas.

Ainda nesta administração, foi executada  a ampliação do salão de festas e a construção da cozinha e a residência para o caseiro.  

 

Moldando homens para uma sociedade melhor


APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DE CANDIDATOS 

A ARBLS Luz do Oriente, desde sua fundação, sempre se preocupou em trazer para seu quadro de obreiros, candidatos que possuam princípios que tenham afinidade com os da Maçonaria e se disponham a trabalhar pelo seu aperfeiçoamento sob as regras da Instituição. 

Para melhorar e aperfeiçoar cada vez mais este trabalho, a administração do Venerável Mestre Walter Alborghetti Filho, convocou no ano de 2003 o irmão Marco Antonio Sellani,  para apresentar um trabalho sobre os cuidados que um mestre maçom deve ter ao indicar um candidato para o ingresso na Maçonaria. 

O irmão Marco Antonio Sellani elaborou  um manual que recebeu o título de “Normas e Orientações ao Mestre Maçom para indicar um candidato à Ordem Maçônica”, cuja finalidade foi dar um rumo mais bem elaborado aos proponentes na indicação de um candidato e, também, orientar os sindicantes de como proceder ao entrevistar um candidato, esclarecendo todas dúvidas. 

 

Valorizando a Cultura


Integram as instalações da ARBLS Luz do Oriente, os seguintes espaços: 

Biblioteca Fariz Cristofi

Para proporcionar uma melhor exposição e acesso aos livros que compõem o acervo da Loja e facilitar o acesso dos obreiros interessados em leitura maçônica,  foi instalada a Biblioteca, cuja totalidade dos livros foi obtida ao longo dos anos  através da doação de maçons. 

Pinacoteca Mário Del Rey

O irmão Mário Del Rey, um dos fundadores da ARBLS Luz do Oriente, pintou e doou mais de uma dezena de telas retratanto ilustres maçons e membros da nossa Loja, formando um rico acervo que compõe a Pinacoteca da Loja.

Museu

Trata-se de um projeto em andamento, ainda não inaugurado, pois uma Loja maçônica com 35 anos de trabalhos ininterruptos tem muita história para contar e nada melhor que ter um espaço reservado para expor á sua história aos novos maçons e proporcionar saudade aos antigos. 

 

Trabalho Assistencial


FESTA DAS CRIANÇAS

Tradicionalmente a Loja Luz do Oriente realiza em outubro de cada ano uma  festa comemorativa ao dia das crianças dedicada a meninos e meninas de orfanatos da nossa região.

As crianças são trazidas de ônibus até o salão de festas onde  são proporcionadas  atividades e brincadeiras variadas monitoradas pelos irmãos e cunhadas, e a festa  inclui  a apresentação de palhaços e mágicos, farta distribuição de brinquedos doados por empresas e pelos irmãos e muita música para alegrar os presentes. Tudo isso regado a sanduíches, guloseimas, bolos, sucos e refrigerantes. Sempre que possível, temos a demonstração da Policia Militar e de seus cães adestrados, e dos Bombeiros exibindo seus carros de trabalho.

AÇÃO BENEFICIENTE

Mensalmente os obreiros da Luz do Oriente, colaboram financeiramente com a Creche Oswaldo Cruz, entidade presidida por um maçom em parceria com a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Além disso,  contribui com outras Associações de cunho assistencial.

 

Novas Lojas


Com o passar do tempo, a ARBLS Luz do Oriente teve um aumento crescente no seu quadro de obreiros, destacando-se junto às Lojas do ABCDM.

Com isso, se fez necessária a fundação de Lojas de graus filosóficos para a continuidade dos estudos maçônicos e de lojas paramaçônicas, a fim de acolher as crianças e adolescentes.

Mais uma vez, vários  irmãos de graus mais elevados e com experiência em administração maçônica, sob o comando do  irmão João Caparroz Ruiz, trabalharam junto aos Órgãos competentes para a fundação e instalação das seguintes Lojas:

Graus Filosóficos:

  • Sublime Capítulo Rosa-Cruz Luz do Oriente n° 30.196 em 28/10/1982;
  • Augusta Loja de Perfeição Luz do Oriente n° 20.228 em 22/12/1982;
  • Capítulo Luz do Oriente n° 230 da Ordem DeMolay em 27/08/1994;
  • Ilustre Conselho Filosófico de Kadosch n° 102 em  15/07/2000.

Paramaçonicas:

  • Capítulo Luz do Oriente n° 230 da Ordem DeMolay em 27/08/1994;
  • Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda Luz do Oriente n° 2 em 16/03/2003.